15 de janeiro de 2014

FESTA EM LOUVOR AO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS

A Ilha de Bom Jesus dos Passos realiza todos os anos, na primeira quinzena de janeiro, os festejos em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Passos, seu padroeiro. Durante esse período, são homenageados o Senhor Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora dos Navegantes e São Benedito. Para cada homenageado, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos que é responsável pela guarda e manutenção da Igreja, escolhe entre os moradores da ilha, os três festeiros que serão responsáveis pelas festas.

 Excepcionalmente neste ano de 2014, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos entregou as três festas à Filarmônica União dos Artistas, fundada em julho de 1914 e reativada há dois, em comemoração aos cem anos de sua fundação.

Durante quatorze dias, a comunidade, veranistas e visitantes católicos participaram dos festejos. Os nove dias de novena preparatória para os festejos, realizadas por famílias e grupos de moradores da Ilha e dirigida pelo nosso pároco padre Nelson Bandeira, foram marcados pela adoração ao Santíssimo, com a participação de toda comunidade, pelo coral formado por moradores da ilha que realizaram uma belíssima novena cantada em latim, sendo acompanhados pela Filarmônica União dos Artistas, sob o comando do Maestro Josias de S. Monteiro e a participação em média de quarenta e nove   músicos que varia de oito a cinquenta anos de idade.

Sábado, dia 11/01, Nossa Senhora dos Navegantes seguiu em uma embarcação, acompanhada por músicos, pela comunidade, veranistas e Irmandade com destino a Igreja da Imaculada Conceição da Praia, onde após celebração de uma missa, a Imagem retornou a ilha em acompanhamento marítimo de embarcações de vários tipos e tamanhos. Essa tradição foi criada no século passado quando um morador da ilha e membro da Irmandade, de nome Alberto Teixeira Lima (Bel), que possuía um barco modelo Saveiro, saia da ilha com destino a Salvador trazendo a Imagem e fieis que desejavam realizar compras para os festejos.

No domingo, 12/01, mesmo com a chuva que caia na ilha, foi emocionante ver a multidão de fiéis acompanhando a Imagem de seu Padroeiro, seguidas das Imagens de Nossa Senhora dos Navegantes, São Benedito e vários Santos de Deus, realizando uma procissão terrestre que contou com a participação de cinco Filarmônicas que entoando músicas católicas, louvavam ao Senhor. Ao final da procissão, os fiéis se reuniram na Igreja para receber a benção do Santíssimo.

Segunda-feira, dia 13/01, pela manhã, após celebrada Missa Festiva em veneração a Nossa Senhora dos Navegantes, os fiéis retornaram a Igreja no final da tarde para em procissão terrestre com a Imagem de Nossa Senhora seguirem até o caís da ilha onde o pároco, padre Nelson, abençoou as embarcações e após retorno a Igreja, finalizou o dia com a benção do Santíssimo.

Hoje, 14/01, após missa festiva em veneração a São Benedito pela manhã, os fiéis voltaram a igreja a tarde para se despedirem da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos que retornou ao seu nicho, onde permanecerá até o segundo domingo de janeiro do ano seguinte (2015), quando novamente será acompanhada pelos fieis em torno da ilha do Senhor Bom Jesus dos Passos, dessa vez comemorando os duzentos anos de fundação da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos.  

A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos  Santos Passos na pessoa do seu provedor o Gerson Behmann Ramos, parabeniza a Comissão Organizadora dos Festejos, na pessoa da Filarmônica União dos Artistas e agradece por toda dedicação, empenho e responsabilidade com que assumiram as três festas.
 
 
 
Créditos: Ajurimar, José Carlos e Edmundo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Photos: By Ajuri