20 de outubro de 2010

Paróquias de Salvador se preparam para louvar a Padroeira do Brasil


Dia 12 de outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Comemorando essa data especial, algumas paróquias da Arquidiocese de Salvador realizam uma série de homenagens à santa, padroeira oficial do Brasil.

A paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Rua Jaime Sapolnick, s/n – tel.: 3371-1205) inicia os festejos com um novenário preparatório, de 3 a 11 de outubro, na Matriz. Nos dias 3, 10 e 11 as celebrações começam às 19 h, enquanto de 4 a 8 acontecem às 19h30. Apenas no dia 9 a missa ocorre às 18 h. Após as missas da novena nos dias 08, 09 e 11, haverá a tradicional quermesse com comidas típicas e muita animação para toda a comunidade.

O dia da festa é marcado por diversas celebrações e começa com uma alvorada de fogos, às 5 h, seguida da oração do Ofício. A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá da Igreja Matriz para percorrer o entorno da Praça do novo canal do Imbuí. A Missa Solene de encerramento da festa acontece às 18 horas. No final das celebrações, a padroeira do Brasil é homenageada com uma queima de fogos.

Já a Capela de Nossa Senhora Aparecida (19ºBatalhão de Caçadores –Cabula) realiza um tríduo preparatório nos dias 9, 10 e 11 de outubro, com o tema “Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus”. No primeiro dia, as atividades começam às 17h30 com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, enquanto no dia seguinte, os fiéis participam da Tarde de Louvor, às 15h30. O último dia do tríduo é marcado pela Oração do Terço a partir das 18h, seguida de uma celebração eucarística.

As homenagens do dia festivo começam às 6h com a alvorada e são encerradas às 17h, com uma Missa Solene celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Josafá Menezes. Após as Celebrações, haverá a tradicional quermesse.

Fé – A Devoção à Padroeira teve origem em 1717, no rio Paraíba, quando três pescadores acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, cujo povo nomeou de Nossa Senhora Aparecida. Daí, a devoção se espalhou pelo Brasil atraindo peregrinos de todos o país. Atualmente, o seu santuário na cidade de Aparecida- SP, serve como um lugar de peregrinação, onde o povo brasileiro recorda os benefícios recebidos com a invocação da Mãe de Deus.

Fonte: ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA