6 de agosto de 2010

O sagrado e o humano são foco de exposição fotográfica da Arquidiocese

Registrar a comunhão entre o divino e o humano através de fotografias. Esta é a proposta da Exposição: Ensaios Fotográficos "O Homem e o sagrado" idealizada e produzida pela Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral de Comunicação, com o patrocínio da Fundação Gregório de Matos. A mostra itinerante reúne 13 fotos do fotógrafo Pedro Accioly e estará aberta a visitação pública durante o mês de agosto. No período de 9 a 14, é possível conferir os clicks no Shopping Center Lapa (Rua Portão da Piedade, 155, Piedade) e de 23 a 28 de agosto, na Universidade Católica do Salvador - Campus da Federação.


As imagens que compõe a coletânea mostram com delicadeza e sutileza a ação de sacerdotes em asilos, creches, escolas comunitárias, hospitais, mobilizações sociais e até veículos de comunicação. É a solidariedade como marca da relação homem-sagrado, aqui registrada nas fotos de padres quase anônimos das igrejas da periferia de Salvador e outros mais conhecidos do grande público.

“A nossa idéia é ampliar a reflexão sobre a presença do sagrado no mundo, incentivando a tolerância e os valores humanos de solidariedade. Nesta exposição usamos o viés da imagem para que as pessoas também se sintam chamadas a fazer da vida uma experiência de partilha e comunhão. Ao mesmo tempo homenageamos os padres, no mês dedicado a eles”, explica o padre Manoel Filho idealizador da mostra e coordenador da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador.

A exposição fotográfica é parte do projeto "Salvador cidade do Sagrado", que apresenta nos dias de hoje a histórica relação com o sagrado presente na arquitetura sacra, na arte plástica e na diversidade artística cultural que se manifesta nas tradições populares da cidade.